Carreiras no Esporte | Carreiras & Oportunidades

Carreiras no Esporte



Carreiras no Esporte

 

“Onde se encontra o segredo do sucesso de qualquer clube de futebol: em converter sonhos em realidades.”(Wilson Manuel)

 

É isso meus queridos/-as, sonhem alto, se preparem e decolem, pois o mundo profissional do esporte tem muitas áreas ainda bem inexploradas no Brasil. Essa foi uma das realidades que se abordou no programa do projeto Carreiras e Oportunidades de Fátima Reis.
Para tratar sobre o assunto os convidados foram: o Professor Marcos Baruch, diretor geral da Fundação Dois de Julho, Wilson Manuel, Consultor em gestão esportiva do GFC e João Marcelo Ferreira, ex-atleta de futebol.


Geralmente quando pensamos em carreiras no esporte, logo aparece a imagem do jogador profissional de futebol, e quem sabe a de técnico de futebol. Certo, os esportistas, sejam futebolistas, jogadores de basquetebol, voleibol, tênis, ginastas, etc. são uma peça fundamental do mundo do esporte, mas a lista não termina aí. Isso ficou bem claro nesta quinta feira no Teatro Eva Herz com o interessantíssimo programa conduzido por Fátima Reis.


Os convidados revelaram o grande numero de profissionais que são necessários para que um clube de futebol, ou de qualquer outro esporte, esteja bem organizado, bem gerido e ofereça bons resultados. Por outro lado ressaltaram a grande ausência desse tipo de profissionais em geral no Brasil e especialmente na Bahia. Está claro que este é um nicho inexplorado e consequentemente um ninho de oportunidades.


Mas este vácuo de bons profissionais na gestão esportiva tem a sua raiz na própria escassez de programas formativos. Por exemplo, no Nordeste só podemos encontrar a Pós-graduação em Gestão Esportiva que recentemente e de maneira inovadora tem lançado a Faculdade Dois de Julho em Salvador. Como explicava o Prof. Marcos Baruch… “A instituição percebeu a necessidade de trazer esta pós para facilitar o acesso ao conhecimento, pois além do próprio talento de cada um, é fundamental ter uma boa formação.”


As palavras do ex-atleta João Marcelo reforçaram esta ideia quando explicou o grande esforço e perseverança que durante toda sua carreira como futebolista teve que aplicar, sem deixar passar nenhuma oportunidade. Sendo que, como o Professor Marcos Baruch destacou: “A oportunidade acontece quando você está preparado, pois aí você aproveita essa chance. Sem conhecimento nunca haverá oportunidade”.


Falando em oportunidades nossa querida Fátima lembrou ao publico que “As oportunidades existem, estão aí para nós, para corrermos atrás e chegar até elas”, as oportunidades circulam pela atmosfera, mas é preciso de ATITUDE, esse é o diferencial que faz com que uns atinjam seus objetivos e outros fiquem se lamentando de que “a vida não lhes da oportunidade”. Lembrem-se, a oportunidade está lá fora, se trata de enxergar ela e correr atrás. Claro que sempre será mais simples essa estratégia se possuímos ferramentas e recursos, pois estes abrem caminho e nos deixam autoconfiantes, prontos para mostrar nosso talento para o mundo.


Este magnífico programa terminou com um gostinho bem doce, pois além de ter descoberto um grande setor de mercado profissional quase virgem de bons profissionais, coisa que não parece muito comum hoje em dia, onde todos os setores parecem saturados, os convidados nos presentearam com dicas, bem simples e bem cheias de qualidade que são a base na hora de pensar na sua carreira.


Professor Baruch nos lembrou que o medo paralisa, Wilson Manoel complementou que é preciso ousadia para ir além fazendo sempre o que se gosta, pelo que se tem paixão e João Marcelo acrescentou que tudo o que formos fazer devemos o fazer com alegria e excelência, sem esquecer que toda oportunidade vem disfarçada de muito trabalho e “precisa-se de uma boa estratégia para chegar lá”. Eis aqui uma simples fórmula cheia de sucesso que mais uma vez o Programa Carreiras e Oportunidades brinda para vocês.


Queridos leitores, mas uma vez, nossos melhores desejos para seus sonhos. Como dizia no início… Sonhem alto, sonhem inteligente, se capacitem e vão fundo!

 

 

Andrea Solans Vila

Coach, Advogada e Professora, Redatora do portal e revista Carreiras & Oportunidades

 

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado acima.



Cophyright © 2017 Carreiras & Oportunidades - Grupo Reis. Todos os direitos reservados.
"Tudo posso em Cristo que me fortalece." (Fp 4:13)