Educação Sem Fronteiras | Carreiras & Oportunidades

Educação Sem Fronteiras



Educação Sem Fronteiras

 

O assunto abordado foi “educação”, ou melhor: a mudança que a educação precisa em toda América Latina.

Para isto os expertos convidados foram: Pablo Dobert (Diretor Global UNO), Beatriz Elias (Diretora de conteúdo UNO) e Eugênio Cordaro (Corus Consultores).

O projeto chamado UNO Internacional aporta uma proposta pedagógica que pretende ser, nas próprias palavras de Pablo: “Um polo de tensão para a mudança da educação”. Perante os nefastos informes da ONU sobre a educação em Latino America, este coletivo quer impulsionar a transformação do sistema educativo pela digitalização, como um dos seus elementos principais, e com uma nova escala de valores de base onde cada aluno é valorizado na sua individualidade e não mais confundido com a massa.

 

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.


A Diretora de conteúdo Beatriz Elias destaca que são mais os professores quem se resistem ao cambio, pois os pais –se entendem a proposta, não duvidam em optar por ela- e os alunos estão aguardando alguma mudança -como a que a UNO propõe acontecer, pois sentem na própria pele como o sistema está obsoleto.


A UNO internacional responde á demanda de cambio que existe na sociedade. Se o mundo muda, a educação deve mudar também, mas como Pablo Dobert destaca o sistema de mudança só funciona quando aparece o sentimento de angustia que nos leva a tomar decisões que de outra forma não tomaríamos.


Para dar um exemplo prático de como a UNO internacional entende que deve ser feita esta mudança foi apresentado o aplicativo PAN360o. Este integra a tecnologia com o conteúdo curricular valorizando o mundo em que o aluno realmente vive e vivencia, e que faz sentido para ele, com uma linguagem que, sem deixar de ser rigorosa, é atual e mais próxima da juventude. Através deste tipo de ferramenta se consegue formar cidadãos que compreendam o mundo e sintam vontade de se envolver e comprometer com eles mesmos e com a vida.


O Consultor Eugênio Cordaro destacou que o PAN 360a não compartimenta o conhecimento, como sim faz o sistema educativo tradicional. Segundo Cordaro, a própria neurociência defende que com o aprendizado não compartimentado é muito mais rico pois fomenta as sinapses cerebrais e isto estimula a plasticidade cerebral de crianças e jovens.


O problema é que socialmente parece que ainda não temos chegado ao momento de angustia que é preciso para tomar a decisão de mudar o sistema educativo. Eugenio Cordaro destacou a importância capital dos gestores da educação, que devem acordar e entender que o maior risco não está em inovar e sim em repetir fórmulas comprovadamente fracassadas.


Esta excelente edição de Carreiras & Oportunidades com Fátima Reis nos brindou a oportunidade de refletir sobre qual é o futuro educativo que queremos, e também, como a própria Fátima recalcou, de tomar consciência que a mudança deve começar em cada um de nós, pois se esperamos que a mudança venha de fora, essa nunca vai chegar!

 

 

Andrea Solans Vila

Coach, Advogada e Professora, Redatora do portal e revista Carreiras & Oportunidades

 

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado acima.




Cophyright © 2017 Carreiras & Oportunidades - Grupo Reis. Todos os direitos reservados.
"Tudo posso em Cristo que me fortalece." (Fp 4:13)