Gestao, Liderança e Oportunidades de Trabalho e Emprego | Carreiras & Oportunidades

Gestao, Liderança e Oportunidades de Trabalho e Emprego



“Um homem inteligente resolve problemas que um homem sábio nunca teria”

 (Moisés Ribeiro)

 

 

Teatro lotado, três carismáticos convidados, muita vontade de aprender e de descobrir novas dicas, vários obséquios para o público, uma apresentadora cheia de charme, e assim começamos esta nova temporada do Carreiras & Oportunidades 2016. Não se pode pedir mais!

 

 

Roberto Lessa (COO da Água de Coco Obrigado e da Fibraztech), Moisés Ribeiro (Master Coach Trainer e Diretor Executivo da Brascoaching) e Robinson P. Cardoso (Sócio fundador da Rede de academias Alpha Fitness), os três lideres destas empresas deram um show de boas dicas e orientações sobre liderança.

 

 

Perante a pergunta inicial sobre se se nasce líder ou esta é uma habilidade que se desenvolve, os três convidados coincidiram em que é uma coisa que se aprende, pois afinal, não se trata de um componente do caráter e sim do comportamento, o qual pode se aprender. A chave está em, dia após dia, através de uma auto avaliação carinhosa e constante trabalhar a capacidade para influenciar positivamente as pessoas e faze-las se sentir importantes, aumentando assim o engajamento destas. 

 

 

Roberto Lessa lembrou as competências que, de forma resumida, colocaram ele onde hoje se encontra: na frente de uma das empresas mais promissoras a nível nacional e internacional: a capacidade de observar a si próprio e o entorno, junto com a capacidade de mudança, adaptação e criar valor.

 

 

Por outro lado, Robinson da Academia Alpha destacou um fato que já é um clássico no contexto do Carreiras: a cada vez mais as competências comportamentais viram o foco das equipes de recrutamento das empresas, pois estas são as de caráter, de educação, as que vêm do berço (ainda que também podem ser trabalhadas) perante as competências técnicas, as quais podem facilmente se aprender. O que as empresas buscam hoje em dia é “aquele brilho no olho, sincero”.

 

 

Moisés, coach da Brascoaching deixou claro que liderar é sinônimo de acender uma chama no liderado. Ser motivador; entre outras coisas, é fazer entender ao liderado a importância do seu trabalho, do seu papel dentro de uma visão sistêmica global.

 

 

Na hora das perguntas da plateia os convidados abordaram erros cometidos no passado, os quais também fazem parte do caminho que levou eles onde hoje estão. Com humildade e bom humor compartilharam essas vivencias com todos nós e lembraram que os erros fazem parte da caminhinhada. O fato é saber agir, aprender deles, levantar cabeça e seguir em frente.

 

 

Outra das perguntas que não podia faltar foi sobre a crise atual. Robinson destacou que crises sempre houve e sempre haverá, pois são cíclicas, então a ideia é passar por elas para sair mais fortes e não se abalar com elas. Para isso Moisés Ribeiro lembrou a importância que um bom processo de coaching pode ter num momento de crise, pois este ajuda a pensar! Não se trata de dar nenhuma receita pronta (além do que, não existe), portanto de se questionar atitudes, comportamentos que nos levem a desenvolver novas competências que nos conduzam diretamente aos nossos objetivos.

 

 

Entao queridos leitores... lembrem-se de investir sempre em vocês mesmos, em aprendizado, em autoconhecimento, pois com certeza esse é um investimento que trará os melhores dividendos (Moisés Ribeiro). E façam algo que orgulhe vocês próprios e as pessoas que estão ao seu redor.

 

 

Passou rápido não foi? Claro! Assim mesmo aconteceu na noite, no Teatro Eva Herz - Livraria Cultura. Mas não se preocupem que no dia 19 de maio tem mais! Espero vocês todos no nosso próximo encontro. Até lá... sejam felizes!

 

Abraços,

 

Andrea Solans Vila

Coach, Advogada e Professora

Redatora e Editora de conteúdo

Carreiras & Oportunidades



Cophyright © 2017 Carreiras & Oportunidades - Grupo Reis. Todos os direitos reservados.
"Tudo posso em Cristo que me fortalece." (Fp 4:13)