Novas Tendências Para Recrutamento e Seleção | Carreiras & Oportunidades

Novas Tendências Para Recrutamento e Seleção



Novas Tendências Para Recrutamento e Seleção

 

“O sucesso não ocorre por acaso.” (Conceição Oliveira)

 

Ainda com a emoção de uma plateia mais do que lotada escrevo esta resenha sobre o último programa da temporada 2014 do projeto Carreiras & Oportunidades, comandado por a nossa querida Fátima Reis. Não posso deixar de referenciar a multidão que se reuniu na porta do Teatro Eva Herz, na livraria Cultura, para poder assistir e curtir com esta intensa troca de conhecimentos e informações sempre focada para o aperfeiçoamento da nossa carreira.

 

Com grande prazer Fátima recebeu as três convidadas: Noêmia Araujo Resende, Gestora de Recursos Humanos na Secretaria Estadual de Educação e professora da Uni Jorge; Conceição Oliveira, Coach de carreira e diretora executiva da PSICOPED e Patrícia Celeste M.C. Junquilho, Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia e consultora em projeto de Desenvolvimento Profissional e profa de pós Unijorge.

 

Embora ainda faltem algumas semanas para o Natal, estas três profissionais nos presentearam com dicas absolutamente imprescindíveis na hora de se preparar para um processo de seleção para uma vaga, seja como estagiário ou para um novo emprego. Vejamos algumas delas:

 

Noêmia Araujo iniciou ressaltando a importância do aspecto comportamental do candidato, pois atualmente as empresas além de conhecimentos técnicos procuram profissionais com capacidade de liderança e proatividade, entre outras habilidades. Conceição Oliveira complementou esta ideia lembrando que as competências técnicas são fundamentais, mas que são as comportamentais as realmente decisivas num processo de recrutamento.

 

Outro aspecto importantíssimo na hora de pensar nas nossas carreiras é o da constante atualização para estar sempre preparado para o mercado de trabalho, segundo expôs a convidada Patrícia Celeste. Isto é tanto através da formação continuada, quanto através da atualização tecnológica, sobre os processos organizacionais, e também culturalmente, em outras palavras: manter a empregabilidade.

 

Não podia ficar de fora num encontro como este o assunto sobre as redes sociais. As convidadas indicaram o cuidado que deve se ter com essa imagem digital que projetamos através das citadas redes, pois esse é um filtro que inevitavelmente as empresas utilizam na hora do recrutamento. Então amigos, não sejam ingênuos e não pensem que isso não importa, porque importa e muito!

 

As três convidadas concordaram que no processo de seleção também pesa muito o conhecimento que o candidato tem sobre a empresa onde pretende ingressar, e por isso aconselham aos candidatos que sempre verifiquem a idoneidade da empresa em relação a suas habilidades e motivações, caso contrário esse recrutamento pode levar a uma contratação que tenha os dias contados por falta de motivação e insatisfações.

 

Finalmente surgiu o tema da “indicação e apadrinhamento”, que tanta polemica causa. Conceição afirmou que se a indicação atende aos requisitos da vaga, por que não deveria ser feita? E Patrícia e Noêmia agregaram que a indicação é um tipo de atitude que sempre existiu e sempre existirá, agora, justamente se trata de que essa indicação mantenha a qualidade padrão da empresa, e para isso precisa-se da responsabilidade do padrinho, da empresa e o mais fundamental de tudo: o comprometimento do indicado, pois como foi dito, qualquer pessoa pode ser indicada, mas se não for bom com certeza não ficará por muito tempo na organização.

 

Uma ultima dica foi a importância do autoconhecimento para poder alinhar as próprias competências com as da área onde se quer atuar para assim atender os nossos objetivos de vida e nessa coerência ser felizes.

 

Queridos, como dito, chave de ouro para fechar esta temporada. Com todas estas orientações e informações desejamos, como sempre, que sejam felizes e que não deixem nem por um momento de se ocuparem com as suas carreiras, acreditem, vale a pena!

 

Andrea Solans Vila

Coach, Advogada e Professora, Redatora e Editora de conteúdo Carreiras & Oportunidades

 

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado acima.

 



Cophyright © 2017 Carreiras & Oportunidades - Grupo Reis. Todos os direitos reservados.
"Tudo posso em Cristo que me fortalece." (Fp 4:13)