O PODER DA COMUNICAÇÃO | Carreiras & Oportunidades

O PODER DA COMUNICAÇÃO



“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se falar com ele na sua própria linguagem, você atinge seu coração”

 (Nelson Mandela)

 

 

Sabe aquela sensação que se tem quando se presencia uma performance impecável? Essa sensação de plena satisfação, isso foi o que os participantes no Workshop “O poder da comunicação” com o Prof. Erick Barcelos e o renomado jornalista Jefferson Beltrão, sentiram nesta quarta dia 20 de abril.

 

 

Sempre no contexto do aconchegante teatro Eva Herz, Fátima Reis com o projeto Carreiras & Oportunidades, ofereceu este workshop que promete ser o primeiro de vários que estão por chegar. Que fortuna, pois realmente foi qualidade e valor agregado.

 

 

Para que os leitores possam se fazer uma ideia, foram duas abordagens diferentes mas complementárias sobre a importância da comunicação no contexto do mundo do trabalho e da carreira, assim como valiosas dicas práticas sobre a própria arte de comunicar.

 

 

Quem deu o pontapé inicial foi Fátima, que desta vez compartilhou parte da sua experiência como empreendedora, revelando as diversas fases pelas quais ela passou ao longo da vida profissional. Num bom exercício de oratória, esta comunicadora conseguiu esquentar a plateia e deixar a todos ansiosos para ouvir os dois profissionais que a acompanhavam no palco.

 

 

Uma resenha deste tipo não dá para resumir todo o conteúdo dado neste workshop, mesmo assim, vou tentar oferecer aos leitores uma pequena degustação.

 

 

O Prof. Erick Barcelos, entre muitas outras ideias e dicas de grande valor, lançou a seguinte reflexão: por que temos tanta dificuldade em aceitar os próprios erros, quando eles fazem parte do processo de aprendizagem? Porém, se tomamos consciência de que errar faz parte do caminho, a caminhada se tornará mais leve, coloquem isto no campo da comunicação. É obvio que é preciso estar bem preparado, o próprio Prof. Barcelos relembrou que o ser humano tem um potencial infinito (todos nós podemos ser maravilhosos comunicadores), mas, caso não tenha um talento innato refinado, precisa achar o ambiente e o facilitador que lhe dê o apoio necessário para fazer a diferença. E aí... ficaram com vontade de mais, não é?

 

 

Jefferson Beltrao, com uma simpatia que trasbordava o palco, fez uma exposição muito esclarecedora sobre os diversos elementos que compõem o ato da comunicação (desde o ponto de vista do orador), isto é: postura do corpo, gestos, rosto, voz, olhar, roupa, respiração, fala... imperdível, realmente imperdível.

 

 

Para finalizar... o que vocês acham que se espera de um bom orador? Simpatia, clareza, empatia, simplicidade, capacidade de adequação, espontaneidade, motivação, CREDIBILIDADE! E para isso é preciso muita prática e boas dicas de grandes mestres da oratória como os dois profissionais HD que nos acompanharam neste primeiro workshop promovido pelo Carreiras & Oportunidades.

 

 

Não duvidem nem um segundo, no próximo sejam os primeiros a se inscrever!! Vale muito a pena.

 

 

Abraços,

 

Andrea Solans Vila

Coach, Advogada e Professora

Redatora e Editora de conteúdo

Carreiras & Oportunidades

 



Cophyright © 2017 Carreiras & Oportunidades - Grupo Reis. Todos os direitos reservados.
"Tudo posso em Cristo que me fortalece." (Fp 4:13)