Arquivologia | Carreiras & Oportunidades

Arquivologia



Arquivologia é o curso que estuda as funções básicas, princípios e técnicas específicas para arquivar documentos, através de uma maneira que conserve, organize e guarde, para que fique fácil de ser encontrado.

Os arquivistas também são responsáveis pela restauração de documentos, objetos, DVDs, CDs e entre outros. Com a atualização da tecnologia tornou-se muito mais simplificada a maneira de trabalhar do profissional formado no curso de Arquivologia.

Arquivologia x Biblioteconomia

A maior diferença entre os dois cursos é que a Biblioteconomia segue padrões internacionais para organizar livros, revistas, teses e acervos em geral. Já Arquivologia segue a necessidade do usuário, ou seja, adapta a organização de acordo com o que o contratante precisa.

O curso de Arquivologia

No curso de Arquivologia o estudante terá aulas das disciplinas básicas como história, introdução à administração, informática e estatística . Além dessas aulas básicas, terá aulas práticas dentro de laboratório como técnicas de higienização, preservação de objetos e documentos.

Para se formar e obter o título de Bacharelado em Arquivologia é necessário que o estudante faça estágio curricular e apresente o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Arquivologia está em ascensão. Isso se deve ao fato de que manter os documentos organizados é cada vez mais necessário em todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas. O profissional trabalha com diversos tipos de documentos alguns exemplos, são: Fotos, filmes, CD, DVD, papéis e entre outros.

Salário médio inicial : R$ 2.000,00.

Possíveis áreas de atuação

Conservar e Restaurar: O profissional depois de formado fica apto a fazer a prevenção de deterioração de documentos evitando a perda de informações com o passar do tempo.

Prestar consultoria: O graduado pode orientar empresas privadas de como manter e organizar o arquivo de forma que fique fácil o manuseio e consulta da documentação.

Documentos Eletrônicos: A documentação eletrônica também é algo que deve ser conservado, o profissional de arquivologia fica responsável por criar um banco de dados, fazer microfilmagem e digitalizar documentos.

Gerenciar conteúdo: O arquivista também pode ser o responsável por selecionar os documentos importantes, podendo assim decidir qual deve ser armazenado e qual pode ser destruído, evitando o acúmulo de documento desnecessário.

Mapear e transcrever arquivos: A principal atribuição dessa função é fazer a classificação e mapear os documentos para acelerar o trabalho no processo de localizar o mesmo para usá-lo.

 


Cophyright © 2017 Carreiras & Oportunidades - Grupo Reis. Todos os direitos reservados.
"Tudo posso em Cristo que me fortalece." (Fp 4:13)