Artes Visuais | Carreiras & Oportunidades

Artes Visuais



Artes visuais é uma área que abrange qualquer forma de representação visual de cor e forma, as representações visuais dramáticas como cinema, teatro e música também se encaixam nessa área.

Os primeiros cursos foram criados na década de 70 e tinham como objetivo formar educadores de Artes Cênicas, desenho, artes plásticas e música.

Hoje em dia, já existe a possibilidade de fazer o bacharelado e os objetivos da licenciatura estão voltados para artes visuais, não mais para um leque de artes.

O curso de Artes Visuais

No curso de graduação de Artes Visuais os estudantes apreendem a desenvolver a percepção, reflexão, produção e crítica. Em qualquer instituição para ingressar no curso o interessado deve passar por uma prova de aptidão, ou seja, é necessário o mínimo de habilidade com desenho.

O curso de Artes visuais possui duração média de 4 anos e grande parte da sua carga horária são matérias práticas de desenho, pintura, imagens digitais e entre outras.

Para concluir o curso é necessário que o estudante apresente um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e em algumas instituições é obrigatório o estágio supervisionado.
 

Grade curricular básica de Artes Visuais

  • Plástica ;
  • Linguagem do Desenho I, II e III ;
  • Linguagem Fotográfica I e II ;
  • Arte, Filosofia e Estética ;
  • Expressão Artística e Comunicação Humana ;
  • Linguagem Tridimensional I, II e III.

Mercado de Trabalho

Com a atualização das mídias digitais o mercado de trabalho para o formado no curso de Artes Visuais é promissor, isso porque a procura por profissionais da área será cada vez maior. Criatividade e capacidade são as principais características que as empresas esperam desse profissional.

Campos de Atuação

O campo de trabalho é amplo podendo trabalhar em diversas áreas, são elas :

Indústria têxtil – O profissional trabalhará com criação de novas estampas, renovar a linha de produtos entre outras atividades.

Eventos Culturais – Nesta área o profissional irá selecionar e classificar as obras de uma exposição ou evento cultural.

Restauração – Nesta profissão o objetivo principal é devolver as características originais de objetos de arte antigos ou deteriorados.

Multimídia – Esta é uma área que tem aumentado bastante as oportunidades para esses profissionais, o objetivo dessa profissão é elaborar vinhetas, desenhos animados ou ilustrações para emissoras de TV, sites ou qualquer forma de exibição pública.

Lecionar – Os formados em licenciatura podem ser professores no ensino básico (fundamental e médio) em escolas públicas ou privadas. Também é possível lecionar para cursos livres para todas as faixas etárias.

Salário médio do profissional iniciante (dependendo da área escolhida) é de: R$ 900,00 a R$2.000,00.

 

Fonte: Guia de Carreiras



Cophyright © 2018 Carreiras & Oportunidades - Grupo Reis. Todos os direitos reservados.
"Tudo posso em Cristo que me fortalece." (Fp 4:13)