Biologia | Carreiras & Oportunidades

Biologia



A Biologia é a ciência que tem como objetivo estudar todos os seres vivos e as formas de vida, incluindo a fauna, a flora e os vegetais. A função do biólogo é estudar a vida em todas as suas formas e manifestações. Ele possui diversos campos de atuação, que vão desde a biologia molecular até a pesquisa e a classificação de novas espécies de plantas e animais.

O profissional formado em Biologia possui um ampla área de atuação, pois seu campo de estudo é diversificado e está em contínua transformação. Ele estuda a estrutura, a origem e a evolução dos seres vivos, estabelecendo relações entre eles e classificando-os.
Ao longo de sua carreira o biólogo pode optar por dois caminhos básicos: pesquisa e licenciatura. Caso ele opte pela área de pesquisa, o profissional pode se especializar atuando no desenvolvimento de novas técnicas de biologia aplicadas a medicina, pode trabalhar no campo em pesquisa genética e também atuar no ramo de preservação ambiental.


Caso o biólogo opte pela área de Licenciatura, o campo de trabalho também é bem amplo, onde o profissional pode atuar como professor da cadeira de Biologia em Faculdades de Medicina e também lecionar biologia em escolas de Ensino Médio e cursinhos pré-vestibular.
O mercado de trabalho para o profissional dessa área encontra-se aquecido, principalmente devido a importância da preservação ambiental e das questões relacionadas a sustentabilidade. O biólogo pode trabalhar em diversos campos, desde a área ambiental até as pesquisas com células-tronco. Também pode atuar na descoberta de novos medicamentos medicinais e no desenvolvimento de ações educativas em ONGs, empresas e escolas.

Especializações na Carreira de Biologia

Devido ao amplo campo de atuação, o profissional formado nessa área possui diversos tipos de especialização. Na área de pesquisa entre as principais especializações da
Biologia temos:

  • Biomedicina: Especialização onde o profissional em biologia atua nos hospitais junto a equipe médica, prestando consultoria, analisando dados e desenvolvendo novas técnicas.
  • Gerenciamento Costeiro: O biólogo faz a investigação do solo das regiões costeiras e do mar, tentando minimizar os impactos causados pela ação humana nesses locais.
  • Engenharia Biomédica: Nesta especialização o biólogo atua junto com engenheiros ajudando a desenvolver máquinas para diagnóstico e tratamento de doenças.
  • Engenharia Genética: O biólogo especialista em engenharia genética, pode atuar no campo trabalhando no melhoramento genético de plantas e animais ou então em laboratórios pesquisando doenças.
  • Microbiologia: O profissional faz a análise e o estudo de fungos, bactérias e vírus, com o intuito de utilizá-los para a produção de remédios e alimentos.
  • Biotecnologia: Ramo de especialização onde o biólogo passa a atuar em pesquisas avançadas e amplas, tais como células-tronco e genoma humano.

Habilitação: Bacharel em Ciências Biológicas
Duração do Curso: 4 anos
Área: Biológicas
Atributos do Profissional: Dinamismo e Sociabilidade
Salário Médio: R$ 2.338,00

 

Fonte: Guia de Carreiras



Cophyright © 2017 Carreiras & Oportunidades - Grupo Reis. Todos os direitos reservados.
"Tudo posso em Cristo que me fortalece." (Fp 4:13)