Ciências Contábeis | Carreiras & Oportunidades

Ciências Contábeis



As ciências contábeis têm como objetivo organizar e estruturar o funcionamento das empresas registrando as atividades, contas e pagamentos. Conheça mais sobre a carreira em contabilidade.

A Carreira em Ciências Contábeis

As Ciências Contábeis são uma área de estudo que tem como objetivo principal organizar e regulamentar o funcionamento das empresas.

Uma empresa, seja de qual espécie for – comércio, produtos, manufatura ou serviços, é sempre uma organização complexa. Quanto maior uma empresa se torna, maior a sua complexidade.

 

Áreas de Atuação dos Profissionais de Ciências Contábeis

Trabalhando sempre em parceria com os profissionais de Administração de Empresas, osContadores, planejam, gerenciam e fiscalizam as contas da empresa cuidando para que os contratos sejam válidos e também para que todos os impostos devidos sejam pagos, realizando um trabalho completo de gestão patrimonial.

Também é função do profissional de Contabilidade interpretar informações econômicas do mercado e se atualizar sempre com as políticas fiscais do governo, não deixando que a empresa entre na ilegalidade ou então faça negócios irregulares do ponto de vista contábil.

 

É sempre bom lembrar também que sonegação fiscal, balanço patrimonial adulterado e gestão fraudulenta de empresas são considerados crimes, o que faz também que o profissional das Ciências Contábeis atue como um orientador, colaborando ativamente para a empresa implementar uma política de gestão patrimonial séria.

Para um profissional formado em Ciências Contábeis poder ganhar o título de Contador ou Contabilista é preciso que ele tire o seu registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade. Cada estado brasileiro possui o seu próprio conselho.

Esse registro, de um modo geral, é obtido através da realização de uma prova onde o profissional testa seus conhecimentos.

O Curso de Ciências Contábeis

Os primeiros 2 anos do curso de Ciências Contábeis são bem teóricos, formando a base principal do conhecimento do futuro contado. Durante este período o aluno possui disciplinas como, teoria econômica, gestão, língua portuguesa e em algumas universidades até história.

A partir do terceiro ano, o curso entra em sua fase mais técnica e as matérias universais dão lugar as mais específicas tais como contabilidade comercial, direito tributário, contabilidade financeira e gestão patrimonial. A partir deste ano também começam a ser produzidos um grande número de trabalhos e estudos de casos.

Os estudos de casos e seminários produzidos pelos alunos são fundamentais para a formação técnica prática dos futuros profissionais de Ciências Contábeis.

O estágio para Ciências Contábeis nem sempre é obrigatório. As Universidades Federais, no entanto, podem exigir a produção de um chamado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Habilitação: Contador/Contabilista
Duração do Curso: 4 anos
Área: Humanas

Atributos do Profissional: Raciocínio Lógico e Organização
Salário Médio: R$ 1.495,00



Cophyright © 2018 Carreiras & Oportunidades - Grupo Reis. Todos os direitos reservados.
"Tudo posso em Cristo que me fortalece." (Fp 4:13)