Construção De Instrumentos Musicais | Carreiras & Oportunidades

Construção de Instrumentos Musicais



Esse profissional, conhecido como luthier, é o artesão especialista na construção, restauração e manutenção de instrumentos musicais. É de sua responsabilidade analisar a matéria-prima, como o tipo de madeira utilizada, escolher a técnica que será empregada para a confecção do aparelho e fazer o acabamento do instrumento. Confecciona instrumentos de corda acústicos, como violino, viola, contrabaixo, violoncelo, cavaquinho e bandolim, e também instrumentos eletrificados, como guitarra, violão elétrico e caixa elétrica.

Mercado de Trabalho

 

A primeira turma desse tecnólogo se formou no fim de 2011, na UFPR, a única instituição do país que oferece o curso. O profissional é chamado para atuar basicamente na manutenção e construção de instrumentos. Na primeira área, a oferta de trabalho está em alta graças a medidas governamentais, como a volta do conteúdo musical na educação básica. “Já o profissional do setor de construção de instrumentos tem um mercado relativamente estável, no fornecimento de instrumentos para músicos profissionais”, diz Rodrigo Mateus Pereira, professor do Curso Superior de Tecnologia em Luteria da UFPR. As melhores oportunidades estão nas principais capitais do país.

Curso

Há mescla de disciplinas teóricas com práticas. Também são ensinados desenho técnico, técnicas de acabamento com verniz, restauração e manutenção. Os alunos devem construir diferentes aparelhos. O quarto ano é opcional. Neste caso, o aluno escolhe um instrumento para estudá-lo e pesquisá-lo durante o curso, tornando-se um especialista em construção e restauro. É obrigatório apresentar um projeto de conclusão de curso.

Duração média: 3 anos.

 

Fonte: Guia de Estudante



Cophyright © 2017 Carreiras & Oportunidades - Grupo Reis. Todos os direitos reservados.
"Tudo posso em Cristo que me fortalece." (Fp 4:13)