Marketing | Carreiras & Oportunidades

Marketing



O profissional de Marketing é, fundamentalmente, um administrador de negócios especializado em aumentar as vendas. Ele detecta e aproveita as oportunidades de mercado, atrai o consumidor e atende às necessidades do cliente. Ele traça e executa estratégias para conquistar do público lealdade a uma marca, construir e manter a boa imagem do produto. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, sempre estimando o impacto do custo das ações de promoção e propaganda sobre o preço final do produto. Pode atuar em departamentos de marketing de grandes empresas, como consultor de pequenos e médios negócios, ou trabalhar em institutos de pesquisa e órgãos públicos. É possível ingressar na carreira com uma graduação em Administração e, também, como tecnólogo.

Mercado de Trabalho

Bacharéis e tecnólogos têm campos de atuação muito semelhantes. As grandes empresas precisam de pessoal capacitado para desenhar estratégias de marketing a longo prazo. E as de médio e pequeno porte estão descobrindo a necessidade de investir em estratégias mercadológicas. A maior demanda é por profissionais que entendam de varejo, comunicação integrada, marketing digital, endomarketing (uso do marketing dentro das corporações) e marketing de relacionamento. Crescem também as oportunidades em marketing esportivo, em federações e confederações de todas as modalidades de esporte, nas indústrias e nas lojas de material esportivo, nas agências publicitárias ou promotoras de eventos. "Além disso, grandes patrocinadores do esporte, como Petrobras e Ambev, já têm departamentos de marketing esportivo bem estruturado, que demandam o profissional", diz Clarisse Setyon, coordenadora do MBA em Marketing Esportivo da ESPM.

Curso

O currículo do bacharelado engloba todas as principais áreas do marketing - direto, industrial, corporativo, de varejo e de serviços, com disciplinas referentes à gestão de negócios, de preços e custos. Mas o curso traz também matérias de base, como sociologia, economia, psicologia e estatística. Com elas, o aluno percebe aspectos socioeconômicos que devem ser levados em conta ao traçar uma estratégia, compreende o pensamento e os desejos do consumidor e é capaz de elaborar e analisar pesquisas de mercado. A apresentação de cases (casos de ações e planejamento reais) faz parte do dia a dia em sala de aula. Esta é uma formação aprofundada em planejamento e estratégia, que permite ao bacharel seguir carreira acadêmica, com um MBA, mestrado ou doutorado.

Duração média:
4 anos.

Outros nomes:
Comun. e Mkt.; Comun. Merc. (promoção e merchandising).



A grade curricular dos cursos tecnológicos não difere muito da dos bacharelados, mas é voltada para as práticas num segmento específico do marketing, como turismo ou varejo. Por isso, atenção na hora de se definir por esta ou aquela escola. No geral, as faculdades exigem trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 2 anos.

Fonte: Guia do Estudante



Cophyright © 2018 Carreiras & Oportunidades - Grupo Reis. Todos os direitos reservados.
"Tudo posso em Cristo que me fortalece." (Fp 4:13)