Casamento perfeito: Educação e Carreira. | Carreiras & Oportunidades

Casamento perfeito: Educação e Carreira.



Casamento perfeito: Educação e Carreira.

 

Quem está atento já percebeu que “cada vez mais o mercado de trabalho procura absorver candidatos que possuem qualificação, o que tem sido um grande diferencial devido à grande oferta de cursos na educação superior”, diz a Coordenadora do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), Aparecida Cardoso.

 

A Diretora do Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Emprego, Adriana Campelo, confirma ao dizer que “o mercado acolhe os formando a depender do preparo profissional”, é uma decisão pessoal que cada indivíduo tem que encarar para estar em sintonia com o campo competitivo. “Qualificação é a base de tudo”, continua.

 

Para isso, o Plano Territorial de Qualificação – PLANTEQ em parceria com o Governo Federal e Estadual ofertam cursos gratuitos como Garçom, Camareira entre outros com intuito de suprir a necessidade do mercado e das empresas vinculadas ao SIMM. Os empregadores que mantêm o vínculo com a instituição intermediadora ditam os perfis desejados dos seus futuros colaboradores. “Muitos empregadores exigem experiências nas suas vagas, mas existem também aqueles que não solicitam experiência, pois necessitam de candidatos que não possuam hábitos e costumes de trabalho adquiridos anteriormente. Dessa forma, é necessário apenas que o candidato tenha conhecimento na sua área de formação, tenha um bom desempenho no processo seletivo e assim ocorrerá a contratação. Esse tipo de oportunidade beneficia os recém-formados que estão ávidos por uma oportunidade de emprego, possuindo na sua grande maioria, apenas experiência de estágio, que também já é um diferencial. O mais importante é ter qualificação para que se sobressaia diante dos outros candidatos”, afirma a Coordenadora do SIMM Aparecida Cardoso.

 

As vagas ofertadas pelo SIMM são para ensino médio e técnico, atendendo a solicitação dos empresários quanto à divulgação e o tramite da intermediação da mão de obra, entrelaçando as principais demanda: Operador de Telemarketing, Auxiliar de limpeza, Vigia, Recepcionista entre outros na área operacional, com candidatos que tenham segundo grau completo, com faixa etária que variam dos 20 aos 40. Os cadastrados no Sistema do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), quando se habilitam para a vaga desejada, o atendente do SIMM utilizam da comprovação da experiência registrada na Carteira de Trabalho, o mesmo ocorre na hora de comprovar as habilidades adquiridas nos cursos ao expor o certificado quando solicitado.

 

Há empresa que promove o desenvolvimento dos funcionários, a exemplo da Copiadora Universitária, com 37 anos de existência em Salvador trabalha com tecnologia de ponta e qualidade no atendimento, com “a valorização do primeiro emprego independentemente da formação do candidato. È também pioneira no recrutamento de recém-formados e estudantes em formação, através do processo de estágio para nível médio e superior”, diz a Gerente de Recursos Humanos, Lívia Campos.

 

Para ocupação de alguns cargos não necessita de experiência, pois a cultura da empresa prega a instrução do colaborador. Os cargos na Área Comercial e Comunicação Visual exigem conhecimento de dois anos na função devido à complexidade da atividade que perpassam vendas, licitações, orçamentos, publicidade ou design.

 

O quadro quantitativo de vagas mais ofertadas na empresa, sendo 70% para ensino médio e 30% para ensino superior em curso ou em processo de formação. Os campos que mais emprega no Grupo Universitária, são 50% Operadores de Fotocópias, 30% Informática, 10% Gerentes entre outros.

 

Com essas oportunidades em vista, a empresa tem a preocupação em adotar mais breve possível o plano de carreiras como forma de abranger e aproveitar os profissionais que estão inseridos nela, conforme a Gerente de RH Lívia Campos: “Estamos em processo de estudo e viabilidade para implantação do Plano de Cargos e Salários... para um aproveitamento eficiente de profissionais em nossa empresa, buscamos a valorização do colaborador com uma perspectiva de crescimento ou aproveitamento deste em outras áreas onde possa desenvolver seu potencial, agregando valorização profissional e salarial”.  

 

Colocar a pessoa competente no lugar certo, ocorreu exatamente isso com a ex-balconista de farmácia, Simone Moreira que trabalhou por 12 anos na função. No dia a dia, percebeu a necessidade de qualificar-se e ser o diferencial dos demais, observando as “pessoas se automedicando”, utilizando medicamentos sem nenhuma orientação profissional, para tirar dúvidas e orientar de maneira correta a dar continuidade ao tratamento.

 

Atuando como farmacêutica em uma empresa de grande porte, ela reconhece que “se não fosse farmacêutica seria farmacêutica e ama o que faz” ao unir a teoria com a prática. Exemplo de educação continuada não se conformou somente em obter a graduação de nível superior. É formada em Farmácia pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) fez duas especializações, uma em Drogaria outra em Farmácia Hospitalar e MBA pela Oswaldo Cruz de São Paulo com instalações em Salvador.

 

Aponta que além da sua dedicação foi fundamental o network (redes de relacionamentos), onde foi indicada para o emprego atual com todo know-how (saber fazer) e habilidade que com certeza tem de sobra. E ainda desabafa aos interessados na área ao relatar: “hoje precisei de um farmacêutico para substituir uma funcionária de licença maternidade foi uma dificuldade em encontrar um profissional. Tem mais vagas do que profissional qualificado”. Dentro da organização que atua permite que o farmacêutico líder tenha responsabilidade técnica, também com a parte gerencial podendo se tornar farmacêutico gestor, por sua vez dá o direcionamento de toda equipe.

 

Érica de Souza Pereira
Graduanda em Comunicação Social - Jornalismo (UNIRB - Faculdade Regional da Bahia) e Estagiária de Jornalismo do portal Carreiras & Oportunidades.

 

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado acima.



MAIS ARTIGOS

Não há artigos disponíveis.

Cophyright © 2017 Carreiras & Oportunidades - Grupo Reis. Todos os direitos reservados.
"Tudo posso em Cristo que me fortalece." (Fp 4:13)