Você é assertivo. | Carreiras & Oportunidades

Você é assertivo.



Você é assertivo?

 
 
Assertividade é a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas. A postura assertiva é uma virtude. A palavra assertividade deriva de "asserto", que significa uma proposição decisiva. Uma pessoa que demonstra assertividade é autoconfiante que não tem dificuldades em expressar a sua opinião. Ser assertivo é dizer "sim" e "não" quando for preciso.
 
 
É uma habilidade valorizada no meio profissional sendo ocasionalmente testada em processos de seleção e treinamento. Onde o recrutador faz perguntas abertas para testar além da capacidade de síntese a capacidade assertiva do candidato. Precisamos ser assertivos em todos os momentos e aspectos de nossas vidas, não somente na profissional como, também, na pessoal.
 
 
O indivíduo assertivo consegue melhor relacionamento interpessoal, por saber se posicionar sem ser agressivo ou submisso. Normalmente quando confrontado com algum dilema o indivíduo quando muito questionado tende a ser agressivo como uma forma de escapar da resposta, em outros casos é comum apelar para para submissão, como forma de encerrar o assunto. Porém, nenhuma das ações correspondem a atitude positiva, uma vez que no caso da agressão, a pessoa não consegue expressar sua opinião sem violar o direito da outra e, no caso da submissão a pessoa evita se expressar para evitar um possível conflito, o que prejudica o diálogo, o clima organizacional e por fim o relacionamento entre o grupo de indivíduos.
 
 
Ser assertivo é uma competência muito buscada e valorizada no meio organizacional. É necessário saber se impor em alguns momentos sem perder o respeito, ou fazer com que o outro não seja agredido simplesmente porque defende uma ideia ou tem opinião divergente da nossa. A pessoa que possui essa habilidade costuma ser respeitada e bem vista por seus pares, por saber expressar suas opiniões e, além de tudo, aceitar e respeitar a opinião alheia.
 
 
Muitos são os estragos que podem ser causados por falta de assertividade. Pessoas que trabalham com atendimento ao cliente, no caso de vendas, ao contrário do que pensam, precisam ser mais que assertivos, pois em algum momento da negociação haverá pontos divergentes entre vendedor e cliente, o que pode ocasionar a perda de uma venda, por exemplo. Ser assertivo precisa ser uma característica de qualquer indivíduo que busque e queira ter um bom relacionamento interpessoal.
 
 
Na vida pessoal é mais que imprescindível ser assertivo, embora seja mais difícil, o que faz com que uma das partes acabe sendo submissa. Não podemos esquecer que relacionamento interpessoal também inclui família, e nesse núcleo é cada vez mais difícil e complicado colocar em pratica a assertividade. Exemplo clássico são as divergências entre pais e filhos, esposos e esposas. Apesar da informalidade existente no seio familiar, esse seria um ambiente propício para colocar em praticar a assertividade. Isso melhoraria, e muito, os relacionamento familiares.
 
 
Portanto, expresse sua opinião, responda da forma mais clara, objetiva e direta possível, sem agredir ou magoar o outro. Seja assertivo!
 
 
 
Viviane Sacramento
Graduada em Turismo
Líder Coach / Analista de Perfil Comportamental DISC
 
 

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado acima.

 



MAIS ARTIGOS

Não há artigos disponíveis.

Cophyright © 2017 Carreiras & Oportunidades - Grupo Reis. Todos os direitos reservados.
"Tudo posso em Cristo que me fortalece." (Fp 4:13)